Datas comemorativas em pet shops: como melhorar o relacionamento com seus clientes e divulgar sua marca

Tratando de marketing, datas comemorativas são sempre uma oportunidade para estreitar o relacionamento com clientes e desenvolver ações de comunicação. Saber aproveitá-las, diferencia e coloca sua marca na lembrança do seu cliente . Portanto, hoje vamos te dar dicas de como datas comemorativas em pet shops podem ser bem utilizadas!

Estamos próximos de encerrar mais um ano e já é hora de avaliar resultados. No entanto, existem estratégias que ajudam você a vender mais nesse período.

Os finais de anos são conhecidos pelas inúmeras ofertas de descontos ligados às datas comemorativas. Temos muitos feriados e uma euforia muito grande em relação às festividades ligadas ao natal e a virada do ano, o que impulsiona a atividade da economia nesse período.

Nos casos das pet shops, estas datas são uma grande oportunidade para ofertar aos seus clientes, além de serviços diferenciados como, por exemplo, o "banho e tosa natalina", petiscos como presentes, enfeites para compor a decoração da família e, até mesmo, mimos como uma cartinha “escrita pelo pet” ou uma foto de recordação.

Assim possibilitará desenvolver mais relacionamentos com seus clientes de uma forma afetiva e simpática. Entenda como utilizar essas datas comemorativas em pet shops a seu favor!

Fique atento ao calendário

Ao trabalhar com as datas comemorativas é preciso prestar atenção e saber quando elas acontecem para que você tenha tempo de se preparar!

Assim, você conseguirá se organizar para comprar artigos festivos que podem compor sua decoração.

Para não perder nenhuma data importante sugerimos que você consulte calendários onlines.  Nessas plataformas, você consegue ter acesso as datas e feriados especiais que haverão durante todo o ano. 

Existem diversas formas de você se organizar com as datas. Aqui, vamos te dar duas dicas:

  1. Insira essa atividade no seu planejamento anual. Sim, no começo de todo ano você pode elencar no seu calendário pessoal quais são as datas que você irá decorar sua pet shop e fazer ações promocionais; e
  2. A cada seis meses, revise as próximas datas como parte do seu planejamento semestral. 

Para que essas datas não sejam esquecidas vale a pena investir em um calendário físico que fique na sua mesa com as marcações dos dias ou na sua agenda digital que pode ser programada para te enviar notificações.  

Outra dica é que você pode elencar uma data específica, por exemplo, uma semana antes você marca para comprar a decoração. 

Dessa forma, você consegue criar um fluxo de processo, deixando seu negócio pet mais organizado, diminuindo as chances de esquecer algum dia importante.

Dicas de datas comemorativa em pet shops

Durante todo o ano há datas memoráveis que você não pode deixar de trabalhar no seu pet shop. Para facilitar o trabalho, elencamos abaixo alguns dias comemorativos que irão te ajudar no seu planejamento!

Confira:

Obs: como o carnaval é um feriado que seu dia é determinado segundo o movimento lunar, as datas não coincidem nos anos seguintes. Portanto, fique atento.

Do mesmo modo, ocorre com o dia dos pais e dia das mães, apesar de não ter datas fixas, sabemos que acontecem sempre ao segundo domingo do mês equivalente.

Existem outras datas que você pode trabalhar, porém o importante é estar atento qual é a mais interessante para seu pet shop.

Algumas são popularmente conhecidas, outras como o Halloween são provindas de culturas diferentes que vem ganhando cada vez mais força aqui no Brasil. 

Capriche na decoração 

Sabemos que algumas datas comemorativas em pet shops são mais clássicas como, por exemplo, o dia das mães.

Algumas pet shops acabam criando presentes quando os animais vão para serviços na estética animal e entregaram às tutoras como se fosse, realmente, um presente do pet para a mãe. E pense, quem não se derreteria com isso?

No entanto, a sugestão que queremos dar para você é um pouco diferente. Já pensou em ter um cantinho para fotos na sua pet shop? Isso mesmo! 

Vamos te dar algumas dicas para que você capriche na organização e engaje seus clientes com fotos temáticas.

  • Organize uma parede ou canto com um fundo neutro: para isso você pode se utilizar de uma malha branca, por exemplo;
  • Local para os pets ficarem: organize um ponto estratégico nessa parede, onde o pet deverá ficar sentado para tirar a foto;
  • Complemente com acessórios: em lojas de artigos de festas você pode encontrar objetos para adicionar ao redor e atrás do pet que irão dar um destaque e um charme único para a foto.

Agora com seu estúdio fotográfico pronto, é só chamar os seus clientes para baterem as fotos. 

E não pense que é necessário algum fotógrafo, as fotos podem e devem ser feitas do seu celular ou de seus clientes.

Obs: vale guardar os artigos de um ano para o outro e trocar apenas alguns objetos, dessa forma você economiza nas próximas decorações.

Use as redes sociais

Vale lembrar que para executar essas ações de datas comemorativas em pet shops com maestria você deve usar e abusar das redes sociais.

Você deve, assim como, com os materiais de decoração, se planejar para que seus clientes fiquem sabendo do seu estúdio fotográfico temático.

Divulgue com antecipação que em determinadas datas você estará executando tal atividade. Bem como, após o término do dia, divulgue as fotos dos seus clientes fantasiados.

Dessa forma, você aumentará, ainda mais, o engajamento com seu negócio!

Além de estreitar o relacionamento com seus clientes, a adoção dessa estratégia poderá lhe trazer novos clientes.

Pense que os donos dos pets acabam compartilhando em suas redes sociais as fotos, você pode pedir para que marquem o instagram/facebook da sua pet shop com o uso das hashtags que correspondam ao tema (ex: #halloween e #doghalloween).

Dessa forma os amigos e seguidores de seus clientes saberão que sua pet shop tem ações diferenciadas e provavelmente irão querer que seus animaizinhos tirem fotos incríveis também.

Veja um exemplo de datas comemorativas em pet shops

Para te dar mais uma forcinha nesse quesito, vamos a um exemplo de pet shop que utiliza essas datas com excelência.

A ComportPet do Cleber Santos, um dos nossos especialistas Kyklon, que fica situada em São Paulo/SP.

No dia 31 de outubro, eles fizeram um estúdio customizado com a temática do Halloween. Confira algumas das fotos!

datas comemorativas em pet shops datas comemorativas em pet shops

datas comemorativas em pet shops datas comemorativas em pet shops

Faça disso um hábito!

O nosso principal objetivo ao ofertar essas dicas sobre relacionamento com clientes é que você não faça apenas ações isoladas. 

A ideia é que torne isso um hábito no seu pet shop. Pois, somente assim, você irá conseguir gerar uma expectativa em seus clientes.

Eles irão pensar: “bom, o natal já está logo chegando, lá na pet shop do Max terá uma foto de lembrancinha. Tenho que levar ele para tomar banho!”

Dessa maneira você irá fidelizar seu cliente, não perdendo para seus concorrentes por quesitos como preço, por exemplo. 

Pesquisas indicam que conquistar um novo cliente custa 5x mais caro do que reter um. Sendo assim, investir nesse tipo de estratégia pode ajudar a divulgar seu negócio pet com poucos gastos!

Considerações

Estes são alguns insights sobre ações para estreitar seu relacionamento com os clientes, utilizando de datas comemorativas em pet shops!

Não se esqueça de planejar, pois assim sua pet shop ganhará o máximo de engajamento e divulgação.

Afinal, o planejamento é essencial para não deixar alguma data importante passe em branco.

Assim, irá melhorar o relacionamento com seu cliente e captar potenciais consumidores novos!

Luana Girardi

Marketing Digital na Kyklon, trabalha no mercado Pet há mais de 4 anos | Mestranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM) na PUCRS e graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas também pela PUCRS | Especialista de produção de conteúdo para Web | Voluntária em ONGs de proteção animal.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *