Cuidados com gatos: o que toda Pet Shop deveria saber

Muitas vezes chega um gato de pelagem longa nas mãos de um profissional e ele fica preocupado no que fazer.  Confira as dicas de cuidados com gatos, o que toda pet shop deveria saber!

A verdade é que se o gato for um cliente de rotina, não vai estar embolado. Caso esteja é usada a técnica do profissional, o que vale salientar é que preciso informar o tutor, para que não tenha reincidência. Afinal, a guarda responsável envolve inclusive a escovação desse felino.

É importante ter um check-list sobre esse animal ou a documentação do gato antes do manejo. Os clientes que tem uma boa frequência no pet shop possuem cadastros atualizados, as carteiras de vacinação em dia e/ou exames.

No caso do cliente novo, deve-se fazer seu cadastro e se possível passar por uma avaliação com o médico veterinário. Esse é o mundo ideal. Segurança pra quem atende, quem convive e principalmente o gatinho.

Cuidados com gatos e orientação aos tutores

Gatos de pelagem curta em sua maioria não precisam de banho, porém é importante reforçar que é preciso fazer escovação semanal. Na natureza, existe outro cenário, nos lares verticais são os tutores que exercem a guarda responsável.

Gatos se lambem, mas não tem ação antibacteriana.

Em várias consultorias, meus clientes alérgicos comentam que não sentem alergia perto de alguns gatos.

Faço um levantamento desses animais e descubro que são gatos com rotina de banhos. Assim se lambem menos, pois tem menos pelos mortos e soltos.

A maioria dos tutores, mesmo que orientados, não escovam seus pets felinos e aí o embolo dos gatos de pelagem longa e semi longa.

Aí parece uma novela! Esse gato ficará mais tempo para ser feito o desembolo ou uma tosa e somente depois o banho!

É muito importante que o profissional de estética esteja sempre em sinergia com o médico veterinário e os dois traçarem qual a relação comercial que terão com seus clientes.

Esses dois profissionais terão que conhecer sobre: comportamento, raças, produtos e serviços específicos para gatos.

Todo banho merece ser ministrado com produtos que respeitem essas limitações e sensibilidades.

Novamente, é necessário uma harmonia entre profissionais no manejo com gatos.

Dicas mais que importantes para as Pet Shops

  • Banho gostoso com secagem gostosa depende dos equipamento do banho e tosa, ou seja, secador ou máquina de secar com o menor ruído possível;
  • Banho ministrado com produtos de alta qualidade e com secagem rápida;
  • Tutor escovando o bichano em casa e sempre estar condicionando e treinando seu gato; e
  • Orientar o tutor que o gato precisa ter um médico veterinário! Caso não tenha, você profissional de estética pode sugerir.

Por quê?

Estou dizendo tudo isso, porque existe o dia-dia da pet shop, que muitas vezes não conferem esses dados. No final das contas, quem perde é o profissional de estética entre os mitos, visões de trabalho, estudos e tantos outros fatores.

Muitas são as crenças populares até com a questão alergia a gatos! Sim, por incrível que pareça dizem por aí que o pelo do gato dá alergia!

No entanto, recentes pesquisas e estudos provam que a pelagem do felino, não causa as reações alérgicas, como espirros e tosses ou até as coceiras. Os reais desencadeadoras destes sintomas? É a pele e a saliva do gato!

Uma pesquisa bem recente da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, afirma ter identificado a proteína (proteína que se desprende da pele e da saliva dos felinos e causa reações alérgicas (chamada de Fel d 1) que há no corpo dos gatos e desencadeia as reações alérgicas, aumentando as esperanças de uma cura definitiva para o problema, já que, até então, a causa exata do fator alérgeno (substância que provoca uma reação alérgica em certos indivíduos.) nos felinos era desconhecida.

É muito importante apresentar carteirinha de vacinação atualizada no cadastro para que os cuidados com gatos seja mais preciso ainda.

Espero que tenham gostado dessas informações e até o próximo artigo!

Cecy Passos

Clippertec::Kyklon

Website:

2 Comentários

  1. Silvana Souza

    Sempre sigo as orientações da Cecy Passos, tanto no manuseio dos Cats como nos produtos mais indicados. Confio e Índico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *